Ale in Italianland - the come back!



Quando se sai de um sonho, não se volta a entrar. Pode ser porque a goteira está a pingar, pode ser o despertador inoportuno, o ronco de alguém que dorme aqui e tão longe, a chamada da insónia ou então, poder ser porque já era mesmo hora de acordar.
E quando voltar a ser hora de dormir, logo se volta a sonhar, outras coisas, outras cores, outro lugar...



Ouço as hospedeiras de bordo a falar italiano no avião e comento com os amigos portugueses que acabei de fazer na fila do check in "Que saudades que eu já tinha!!!".
Aterro em Milão às 11 da noite e já não há comboios para Torino, onde vou ver a minha querida Carla que lá está de Erasmus. Mas felizmente, o meu amigo Tommaso, avisado com a devida antecendencia (no dia anterior), foi buscar-me ao aeroporto e deu-me guarida na sua casa. Afinal é para isso que servem os amigos italianos de Erasmus!
O Tommaso era aquele que a Alana chamava de Jimy porque Tommaso lhe fazia lembrar tomato!Ele é jogador de Basket do Siena mas agora está a jogar numa cidade perto de Milão. E vive com outro amigo (outro jogador pequeniiiiino), que eu não conhecia mas que, inevitvelmente, também teve que me dar guarida em sua casa... Afinal, é mesmo para isso que servem os amigos dos amigos de Erasmus!


Em Torino é tudo plano! E andamos a pé e andamos a pé e andamos ainda mais um bocadinho a pé! Eu e a Carla, eu a Carla e a Helena, eu a Carla, a Helena, os outros portugueses e o Thomaz que é brasileiro e o Buri que é de Angola! Viva aos países lusófonos!
E temos também um sósia do Pirlo, benfiquista do Porto, que é frequentemente abordado por fans histéricas "Ma sei Pirlo, sei Pirlo!", e ele diz que não e elas dizem que sim e é uma festa!
Festa, museu do cinema, festa, Mole, festa, chocolate quente, festa, Via Vittorio Emanuelle, festa, passeios e frio muito frio. Jantaradas todas as noites, a horas fora dos meridianos, festas surpesa de aniversário e muita mistura, que Erasmus não é mais do que a palavra grega para salganhada total!E eis então um resumo completo e profundo dos meus dias!



No "Challet" foi a loucura! Ficámos até fechar, "saltámos" com o etnocentrismo para bem longe, ao som das músicas italianas que não conhecíamos e de outras que já vamos conehcendo. Ajoelhámos no chão, fizemos coreografias e vibrámos com uma espécie de "Abram alas para o Noddy" versão italiana! Parece mau, é mau, mas mesmo assim foi tão bom!!!
O museu do cinema de Torino é um verdadeiro espectáculo, numa vertente diversa do espectáculo da noite à beira do Pó. Passeando pelas cenas, relembrei aquele exame de cinema que fiz em italiano. Lá estava, pendurado na parede,um retrato do senhor Kiarostami, de quem eu agora tenho finalmente uma imagem embora já não me lembre das suas posições cinematográficas... Passei pelo Godard, pelo Lynch, pela câmara escura e pelo daguerreótipo e pensei "Afinal sempre se aprende alguma coisa em CC..."
No museu mais alto do mundo não poderia deixar de ascender ao panorama e ver Torino lá de cima, até às montanhas onde a neve faz desenhos.



Vejo a Carla e os companheiros erásmicos e penso nos meus dias em terras de Palio. E como por magia, é como se fosse Erasmus outra vez, durante alguns dias...
Mas a viagem ainda agora começou e na próxima semana teremos o reencontro mais esperado dos últimos meses, a chegada a Siena, seguida de uma visita a Napoles com guias pessoais e napolitanos!
E aqui é assim, sempre a andar (em Torino então, sem bicicleta nem carro nem vos conto!) mas "menos ais menos ais menos ais" porque eu quero é "MUUUUUUITO MAAAAAAAIS"!!!



P.S - Escrevo isto em dia de derby, fase pós derrota, depressão profunda. Pelo menos não vi o golo, que devido a problemas técnicos e azelhices crónicas e inatas ficámo-nos mesmo pelo relato da antena 1, em que os comentadores chamam "ciganito" ao Quaresma!
P.s 2 - Mãe, como já deves ter reparado, continuo viva!

Comentários

Lolly disse…
Gosto particularmente da foto em que encarnas o papel de "fada do lar" de ferro na mão e tal ;) Mas de bóina, claro lol!!

OH GIRLS JUST WANNA HAVE FUUUUN! :D
Lolly disse…
Gosto particularmente da foto em que encarnas o papel de "fada do lar" de ferro na mão e tal ;) Mas de bóina, claro lol!!

OH GIRLS JUST WANNA HAVE FUUUUN! :D
Pernachia disse…
Ma questo Pirlo é veramente un tradittore! Tiffossi dal Benfica o Sporting? Quello "jersey"...
Recess disse…
Acho que o P.S. em que falas da derrota do Benfica não combina muito bem com o resto do "post" :(
Tudo o resto, óptimo como sempre
Baci*

Mensagens populares deste blogue

A economia do romantismo

Tropa de Elite baseada em Foucault

Em direto de um país que, agora mesmo, não se sabe bem qual é...