O que é que eu faço?

Quando alguém diz que estudou Ciências da Comunicaçao as pessoas franzem o sobrolho e dizem, com pouco entusiasmo e alguma reticencia “ah.. jornalismo?”. Nao. Jornalismo é jornalismo. Ciências da Comunicaçao nao é só jornalismo. É publicidade, marketing, comunicaçao empresarial, audiovisuais e outras coisas que tais. Ok. Entao em que é que trabalhas? Eu sou Directora de Comunicaçao. E aqui se apaga por completo a já intermitente chama de entusiasmo. O “ah” desfaz-se num olhar mudo e perdido. Cortemos as deambulaçoes. Mas o que é que tu fazes? Se eu fosse médica, padeira, bailarina, dentista, policia, advogada, bombeira, secretária, jornalista, actriz, designer, engenheira, professora, psicóloga, pescadora... enfim, se eu fosse outra coisa qualquer, de certeza que nao tinha de responder a este tipo de perguntas. Nada contra os inquiridores. Eu também nao sei o que é que faz um engenheiro industrial ou um técnico de sistemas. Mas deixem-me que vos explique o meu impasse na resposta a esta pergunta.

Um belo dia o meu chefe chega e diz que vamos ser os representantes oficiais de uma máquina que se lhe mete a moedinha e ela faz uma pizza, desde a massa à cozedura passando pelo sabor seleccionado. Agora convence um hostal a te-la na sala de convivio para a testarmos. No dia seguinte diz que vamos abrir um bar novo a 500 metros. Agora arranja maneira de o enchermos semd esviar clientes. No mesmo dia diz que vamos vender excursoes. Agora organiza uma e garante a venda de 56 bilhetes toda as semanas. Uns dias depois a Ryanair liga e diz que gostaria de fazer o lançamento da sua nova linha de voo para Barcelona num dos nossos bares. E de repente estou a negociar com imigrantes ilegais que fazem construçoes na areia para reproduzirem o polvo Paul em areia e mete-lo no meia da esplanada do bar da praia. Porque o polvo Paul vai escolher a Ryanair em detrimento das outras companhias, à frente das televisoes e das dezenas de pessoas que virao adorá-lo para receber uma viagem grátis. Confuso nao é?

Aprofundemos ainda mais a questao: eu vou ao IKEA comprar decoraçao e cadeiras; eu negoceio com hoteis e discotecas, grupos e empresas (e imigrantes ilegais); eu contrato djs e faço posters e flyers; eu decido promoçoes; eu atendo o telefone e publico anúncios; eu também saio nas fotos de alguns anúncios; eu faço menus e vendo excursoes; eu faço planos, propostas, briefings, notas de imprensa e mando mails, muitos muitos mails; eu faço traduçoes e cartazes a desejar parabéns; eu procuro potenciais clientes e jogos de futebol, rugby ou futebol americano; eu actualizo o site e as 3 páginas do facebook; eu invento eventos; eu encomendo limas e croissants e selecciono distribuidores...

Agora digam vocês de vossa justiça. O que é que eu faço?

Comentários

i disse…
tb nao sei mas até parece divertido
Rui Coelho disse…
pelos vistos muita, tanta coisa, mas no fim do dia.. humm.. fazes os possíveis pra ser feliz?

Mensagens populares deste blogue

A saga da foto do passaporte

Episódios da vida real

Só uma vez, para variar...