"Adeus oh meus amores que me vou..."


Olhei para o fecebook por acaso e aquele comentário estava ali, como poderia estar qualquer outro, porque o facebook é que decide o que eu quero ver. Mas estava aquele e foi ao lê-lo que percebi que nunca mais ia ver um concerto dos Xutos e Pontapés.
Não sendo uma fanática do rock and roll, guardo para sempre na memória os momentos áureos da minha época de pré-adulto, nas semanas académicas do Algarve, mais especificamente nos concerto dos Xutos e Pontapés. Era o único concerto que eu queria mesmo ver, o único que me fazia saltar, vibrar, dançar, cantar! Desafiava a multidão, o “moche”, a pisadela e o empurrão, eu queria lá saber, só queria estar ali!
Cheguei a convencer amigas da FCSH a descerem comigo até Faro só para ir à Semana Académica, só para o concerto dos Xutos…
Verdade seja dita, não era difícil convencer ninguém. Os Xutos têm uma legião de fãs infinita, que enchia aqueles concertos onde toda a gente sabia todas as letras e cantava em uníssono, nessas noites que duram toda a vida.  
Indescritível o êxtase que se vivia quando soavam os primeiros acordes da guitarra dele, antes de se ouvir o grito de guerra “Maaariiiiaaaaa”!
E quantas vezes, ao largo dos meus 10 anos de imigrante, me pus eu a ouvir “A minha casinha” para matar saudades? Muitas, muitas, muitas….
Canções que atravessaram gerações e fizeram parte de nós de uma maneira tão inata que não sabemos quando, nem onde, nem porquê, mas que nunca passam de moda no nosso repertório mais íntimo.
E é estranho pensar que alguém que me fez ouvir e sentir, alguém que me proporcionou experiências tão felizes, alguém que me deu esses momentos de que os anúncios falam, esse carpe diem, esse viver o aqui e o agora como se não houvesse amanhã, já não existe.
Alguém que mudou a história do rock português, que a escreveu desde o princípio e deixou a música fluir, com um sorriso no rosto.

Obrigado Zé Pedro, “será sempre, sempre, à tua maneira!”

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A saga da foto do passaporte

O saldo dos saldos

Episódios da vida real